quinta-feira, 14 de outubro de 2010

.Tema: Cantigas de Roda

 .Tema:  Cantigas de Roda

 

2. Justificativa:
Existe um momento na vida da criança em que ela acredita nas ilusões e mergulha no mundo da fantasia, mesmo conhecendo e aceitando a realidade da qual participa.
Neste transitar entre aceitar o real e viver no sonho, as cantigas de roda representam para a criança a confiança e a certeza de que necessita para investir na conquista de si mesma e do mundo. O brincar de roda é uma atividade em que a criança desenvolve a criatividade e na qual resgatamos o folclore infantil brasileiro, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou melhor dizendo, cantada, de geração em geração.
A cantiga de roda é uma brincadeira completa do ponto de vista pedagógico. Ao brincar de roda a criança trabalha o raciocínio e a memória é estimulada a apreciar o canto e desenvolve naturalmente os músculos ao rítimo das danças ingênuas. A poesia, a música e a dança, juntas ao brinquedo de rodas infantis, realizam uma excelente síntese de elementos imprescindíveis à educação escolar.
O texto da cantiga de roda pode ser trabalhado na alfabetização, uma vez que a criança o aprecia, o tem memorizado ou o facilmente memoriza. Deve ser explorado inicialmente como brincadeira corporal e forma de cantar.

 3. Objetivo Geral:

Revisar conceitos lingüisticos anteriormente explorados e elaborados pelas crianças, a saber texto, palavra, sílaba, letra; bem como as relações entre os mesmos na composição do sistema de escrita.


4. Objetivos Específicos:


4.1. Objetivos Atitudinais
·        Vivenciar , a partir de músicas, jogos e brincadeiras, laços de companheirismo e vínculos afetivos.
·        Desenvolver a organização e autonomia para trabalho individual, em dupla e em grupo.
·        Valorizar as manifestações folclóricas e populares

4.2 .Objetivos Procedimentais

·        Ler para identificar uma orientação a ser seguida.
·        Registrar, por escrito, idéias propostas.
·        Ordenar palavras e frases de um texto.
·        Compor palavras e frases.
·        Identificar palavras em sílabas.
·        Identificar palavras, tendo como referência o desenho
·        Separar palavras em sílabas
·        Produzir escritos relativos ao projeto.

5.3. Objetivos Conceituais
·        Sistematizar o conceito de letra, palavra e sílaba dentro de um texto.
·        Ler e interpretar textos.
·        Elaborar o discurso por escrito para responder questões interpretativas.

6. Períodos : ______________________________________________

7. Realização do Projeto : _______________________________________________






- copie no quadro abaixo a cantiga que seu grupo escolheu:




Pirulito que bate bate

 Cantigas e brincadeiras
 

                                                               MARCHA SOLDADO
                                                               CABEÇA DE PAPEL
                                                               SE NÃO MARCHAR DIREITO
                                                               VAI PRESO PRO QUARTEL
                                                               O QUARTEL PEGOU FOGO
                                                               A POLÍCIA DEU O SINAL
                                                               ACODE, ACODE, ACODE
                                                               A BANDEIRA NACIONAL


DESCOBRINDO AS PALAVRAS:

1.     Leia a Cantiga e responda:
    A palavra SOLDADO começa com a letra
   Quantas vezes a palavra QUARTEL aparece no texto?
A palavra PAPEL começa com a letra
Procure na cantiga outra palavra que comece com a letra P.

2.     Você sabe o que é uma rima?
SAPATO rima com GATO.
PETECA rima com BONECA.

a)     Procure a rima na cantiga e copie-a:
Serve para fazer embrulho e rima com QUARTEL

    b)  Descubra outras rimas e escreva-as:
·        A lavadeira usa e rima com MARIA
 

·        É uma fruta e rima com CANJA.
 

·        É usada para proteger o galinheiro e rima com PANELA.
        
3- Observe o quadro abaixo e siga as instruções, colorindo de:
a)                 amarelo, as partes que formam o contrário de esquerdo;
b)                azul claro, as partes que formam uma das palavras do título da cantiga;
c)                 vermelho, as partes que formam a palavra cujo material é feito os livros;
d)                cinza claro, as partes que formam a palavra símbolo de um país;
e)                 rosa, as partes que formam a palavra parte do corpo humano.

PI
PEL
DA
DEI
TO
BE
CIA
LI
PO
RA
REI
PA
CA
SOL
BAN
ÇA
DO
--------
--------
--------
--------

Com as partes que sobraram, descubra que palavra da cantiga pode ser formada.
 



     



REMONTANDO A CANTIGA

1.  Complete a cantiga, usando as palavras do quadro abaixo:

SOLDADO

QUARTEL

NACIONAL

MARCHA ......................................

CABEÇA DE PAPEL
SE NÃO MARCHAR DIREITO

VAI PRESO PRO ................................

O QUARTEL PEGOU FOGO
A POLÍCIA DEU O SINAL
ACODE ACODE ACODE
A BANDEIRA .................................

 
                         NACIONAL

2.     Recorte as tirinhas abaixo e cole-as, no quadro abaixo, na ordem em que as frases aparecem na cantiga.

CABEÇA DE PAPEL

VAI PRESO PRO QUARTEL
O QUARTEL PEGOU FOGO
A POLICIA DEU SINAL

MARCHA SOLDADO

SE NÃO MARCHAR DIREITO
A BANDEIRA NACIONAL
ACODE ACODE ACODE

O QUARTEL PEGOU FOGO


 
 






Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR NÍVEL PSICOGENÉTICO


HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA


F Memorização global da palavra chave : Pirulito
F Vinculação objeto ou figura com a palavra escrita
OBSERVAÇÃO:
Pode-se levar o objeto ( pirulito) para a sala
 
   



                                       PIRULITO

F Análises não silábicas: Letras iniciais e finais, números de letras, ordens de letra.
a)     
PIRULITO
 
Colorir de azul a letra inicial da palavra
b)      Circular a letra final da palavra
c)      Número de letras da palavra. --------------------------------------
d)      Nome dos colegas que começam com a mesma letra. ---------------------------
e)      Nesta palavrinha existe alguma letra que está no seu nome? --------------------
f)        Recorte de revistas as letrinhas que formam esta palavra:

 
     



HIPÓTESE SILÁBICA
F Percebendo os pedacinhos.
Pinte nos quadrinhos abaixo:
a)     Quantas letrinhas tem a palavra  !         b) Quantas vezes abrimos a boca para falar
           PIRULITO                                         MENINA



Caixa de texto: –




 
Observe a cantiga e copie:
1.      Uma palavra com 5 letras :
2.    

 
Uma palavra com 7 letras :








 
 

3.      Uma palavra que começa com a letra M
4.     

 
Uma palavra que termina com a letra A

 


Retire da cantiga, palavras:


1 SÍLABA



2 SÍLABAS


3 SÍLABAS






FTrabalhando com produção de texto:
a)     Ilustre a cantiga.
b)    Escreva uma outra cantiga que você conhece



















Nenhum comentário:

Postar um comentário