sexta-feira, 1 de abril de 2011

PROJETO ARCA DE NOÉ




EDUCAÇÃO INFANTIL
INFANTIL 2 A
PROJETO ARCA DE NOÉ

OBJETIVOS
O projeto Arca de Noé terá por objetivos:
- Desenvolver a oralidade através das músicas e poemas;
- Desenvolver o hábito pela leitura;
- Relatar experiências diárias adotando vocabulário pertinente à faixa etária;
- Ampliar vocabulário;
- Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens;
- Contar fatos ou histórias que tenham começo, meio e fim;2
- Realizar colagens simples;
- Identificar e nomear posições espaciais;
- Confeccionar dobraduras e sucatas;
- Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza;
- Preservar plantas e animais;
- Conhecer os elementos da natureza;
- Reconhecer que os seres vivos necessitam de cuidados para sua sobrevivência;
- Expressar sua visão do mundo e da realid ade durante conversas e histórias;
- Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artísticas;
- Compreender a música e poesia como forma de linguagem, percebendo a utilização das 
rimas como importante recurso para a oralidade  (conscientização fonológica).
METODOLOGIA E PROPOSTAS DE TRABALHO:
Num primeiro momento pretendemos fazer uma pesquisa com as crianças
perguntando se elas possuem animais de estimação em casa, ou qual seria seu animal
preferido. Conversaremos durante a roda sobre esses animais e estaremos falando sobre o 
trabalho que será desenvolvido, o projeto Arca de Noé.
Através de uma história  explicaremos para as crianças o que foi a arca de 
Noé, sem entrarmos na questão religiosa, e mostraremos o livro com os poemas e o Cd, 
contendo as músicas sobre os animais. Também é necessário falarmos sobre o autor
Vinícius de Moraes. 
Serão escolhidos os poemas e músicas que tratam dos animais que as
crianças possuem ou que mais estimam, e outros que contemplem a diversidade da
classificação  dos animais ( mamíferos, insetos, aves e peixes). Procuraremos explorar as
características dos animais, suas funções e sua importância na natureza.
Confeccionaremos um livro com as crianças, onde teremos os poemas
escritos e, em seguida, um trabalho artístico feito pela criança, onde ela expressará sua
visão e entendimento do que foi trabalhado. Também serão feitos cartazes, sucatas e
esculturas. 3
Ao estudarmos os animais procuraremos montar histórias, escrever textos
em cartazes e explorar as músicas.  Também serão feitas culinárias, práticas de laboratório e 
confecção de jogos pelas crianças.
CONTEÚDOS:
- Animais: classificação, características;
- A importância dos animais na nossa alimentação;
- Cuidados com o meio ambiente;
- Germinação de flores e plantas;
- Preservação de plantas e animais.
- Músicas e poemas de Vinícius de Moraes de sua obra “Arca de Noé”.
ATIVIDADES:
- Culinária: omelete (O pato), bolo pão de mel (Abelhas), feijão com lingüiças  
(Porquinho)
- Prática de laboratório: germinação do girassol, observação de insetos, produção de mel.
- Artes: A cachorrinha: dobradura
     O gato: desenho com colagem de algodão e lã
      Leão: Desenho com colagens das partes do animal
      Pato: Desenho com indício e guache
      A corujinha: sucata e desenho com indício
      Pingüim: desenho com anilina
      Borboletas: desenho com giz molhado
      Abelhas: desenho com cola colorida
      Formiga: desenho com dobradura e colagem de arroz
      Girassol: desenho com colagem de semente de girassol
      Casa: desenho com colagem de palito de sorvete e pintura a dedo
                  Porquinho: sucata 4
-    Confecção de jogos: quebra-cabeça, memória.
- Lição de casa ou pesquisa: sobre animais de estimação ou que mais gostam, recorte e
colagem de figuras de animais, pesquisar se os pais se lembram de alguma música do
disco “Arca de Noé”, etc.
- Passeio: parque ecológico e/ou .....
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante acompanhamento dos trabalhos
desenvolvidos com as crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário