segunda-feira, 23 de maio de 2011

CARANGUEJO


CARANGUEJO
O CARANGUEJO É UM CRUSTÁCEO. ELE TEM UMA CARAPAÇA QUE É UMA ESPÉCIE DE CASCO QUE PROTEGE A CABEÇA E O CORPO. VIVE EM TODAS AS REGIÕES DO PLANETA, ESPECIALMENTE PERTO DA ÁGUA. NO BRASIL MUITAS ESPÉCIES HABITAM REGIÕES DE MANGUES. É COMUM ENCONTRARMOS NESSA ÁREAS CARANGUEJOS COMO GUAIAMU, NAGOA, SIRI-BAÚ E SIRI-CANDEIA.
  EM GERAL SÃO ANIMAIS PEQUENOS, QUE MEDEM CERCA DE 9 CENTIMETROS. SUA ALIMENTAÇÃO INCLUI MOLUSCOS, TATUÍRAS, VEGETAIS E RESTOS DE ANIMAIS MORTOS. NA ILHA TRINDADE, NO ESPÍRITO SANTO, HÁ CARANGUEJOS QUE LEVAM MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS E OUTROS OBJETOS DOS TURISTAS PARA O MAR.
OS MACHOS COSTUMAM LUTAR ENTRE SE PARA CONQUISTAR A FÊMEA. ELES USAM AS PINÇAS NA BRIGA. OS CARANGUEJOS MACHOS DA ESPÉCIE UÇÁ TÊM UMA DAS PATAS DA FRENTE TRANSFORMADAS EM GARRA. COM ELA, DEFENDEM O TERRITÓRIO. A OUTRA PATA DO PAR, QUE É MENOR É USADA PARA CAVAR.
O CARANGUEJO-FANTASMA É TODO BRANCO E SAI A NOITE. ELE CORRE BASTANTE, DE LADO. O SIRI É CHAMADO DE CARANGUEJO DO MAR, PORQUE TEM DUAS ÚLTIMAS PATAS ACHATADAS EM FORMA DE REMO E É ÓTIMO NADADOR.
Adaptado de <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário