sexta-feira, 6 de maio de 2011

Função Social do Número

Eixo: Matemática
Tema: Função Social do Número
Duração: 3 meses
Bloco de conteúdos: Números e Sistema de Numeração
Grupo: Etapa l

Objetivos:
Ø     Reconhecer os números nos diferentes contextos em que se encontram;
Ø     Comprar escritas numéricas e, identificar algumas regularidades;

Conteúdos:
Ø     Números e sistema de numeração;

Etapas previstas:
Ø     Em roda, conversar com as crianças, questionado-as sobre qual a importância dos números em nossa vida e também, onde são encontrados;
Ø     Pesquisar onde os números são encontrados, como tarefas de casa;
Ø     Listagem do resultado da pesquisa, juntamente com as crianças;
Ø     Pesquisar em com a ajuda dos pais ainda:

·          Data de aniversário;
·          Idade;
·          Numero do sapato;
·          Numero da camiseta;
·          Numero da casa;
·          Numero do telefone;

Ø     Comparar os valores pesquisados através de gráficos e tabelas;

Avaliação:
Ø     Percebem que os números estão presentes no contexto em que vivem?






Eixo: Matemática
Tema: Contagem
Bloco de conteúdos: Números e Sistema de Numeração
Duração: O ano todo
Grupo: Etapa l

Objetivos:
Ø     Perceber a regularidade numérica numa seqüência;
Ø     Quantificar pequenas quantidades numéricas;
Ø      Comparar duas coleções utilizando o recurso da contagem;
Ø     representar graficamente a seqüência numérica convencional;
Ø     relacionar uma quantidade ao símbolo que a representa, visual e graficamente;

Etapas previstas:
Ø     Ditado de números: números escritos em uma folha, a professora dita e as crianças fazem uma marcação;
Ø     Bingo com numerais;
Ø     Bingo com desenhos de quantidades;
Ø     Jogo da memória de números;
Ø     Boliche com ou sem registro;
Ø     Contagem de quantas crianças vieram à escola;
Ø     Contagem de meninas e meninos da sala;
Ø     Orientar os alunos para que elaborem fichas onde vão anotar números referentes a si próprio: idade,data de nascimento, número do calçado, peso, altura, número de irmãos, etc.
Ø     Confeccionar um quadro contendo números de 0 a 50 para que as crianças possam pesquisar quando necessário;
Ø     Mostrar duas quantidades e compará-las: a professora pegará uma determinada quantidade com uma mão e outra quantidade com a outra mão de um determinado objeto (tampas de garrafa), perguntar em qual das mãos tem mais tampinhas ou em qual há menos. Fazer uma estimativa de quantas tampinhas há em cada mão. Contagem das tampinhas;
Ø     Jogos de percurso.
Ø     Descobrir o número oculto: número dentro de um envelope, a professora dar´pistas indicando os vizinhos e as crianças deverão adivinhar o numero escondido;
Avaliação:
Ø     O aluno acompanha a contagem numérica?
Ø     Recita os números?
Ø     Percebe a relação entre o número e a quantidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário