segunda-feira, 23 de maio de 2011

projeto Encerramento do ano letivo


Encerramento do ano letivo

Pais, professores, coordenadora,diretora,amigos.Boa noite.
Chegamos ao final de mais um ano letivo.É o final de um ciclo, de uma jornada, mas breve será o inicio de outra, talvez com outras pessoas, novos conhecimentos...
Tivemos um ano maravilhoso, além de conhecimentos, todos adquirimos experiências e amizades para a vida toda. De tudo que fizemos ficou algo de bom mas as leituras diárias deixaram mais que isso, deixaram marcas em nossa personalidade, aprendizados que levaremos pra sempre...
De acordo com especialistas a leitura libera a angustia, à medida que revela e faz viver medos e desejos que uma vez expressos são melhores dominados.
As histórias despertam as emoções, semeiam a imaginação e estimulam a criatividade, além de servirem como ferramenta na construção do senso crítico.
Durante todo o ano nós da (Colocar a série da turma) utilizamos a magia da leitura pra trabalhar  conceitos e valores. Queremos relembrar  apresentando à vocês.

Um brinquedo chamado livro.
(Enquanto a profª lê , as crianças vão entrando e se postando em um semi círculo de acordo com cada personagem falado e vestidos como os personagens)

Já no início do ano com livros sobre circo descobrimos que a alegria dos palhaços nos contagia e nos faz rir. E como é bom sorrir!( ENTRA O PALHACINHO OU OS PALHACINHOS)
            Com a Emília aprendemos a tagarelar, a falar tudo que sentimos e pensamos e como isso nos faz bem , como é bom falar!( Entra Emília)
            Com a bailarina da história soldadinho de chumbo, conhecemos o prazer da dança, a dança enquanto arte, tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, integrando o corpo e mente.Dançar faz bem à saúde!
            Branca de Neve apareceu e nos fez entender o quanto é importante ter esperança , por dias melhores, por uma vida melhor, por um mundo melhor.Como é bom viver!
            Chapeuzinho Vermelho nos fez refletir sobre as conseqüências da desobediência , a vida é cheia de regras que são necessárias para a boa convivência.
            O mágico de Oz despertou em nós a solidariedade, Doroty é um exemplo de solidariedade, ajudou a todos seus amigos sem esperar nada em troca. Fazer o bem vale a pena!
            Pocahontas ensinou sobre justiça. Justo é aquele que trata a todos com igualdade, respeitando seus direitos sem esquecer os deveres.
            Bela adormecida  ensinou sobre persistência, nunca devemos desistir de realizar um objetivo, os sonhos são as molas que movem o mundo.
            Bela ensinou a enfrentar  os preconceitos mostrando que ninguém é feio ou pior, apenas diferente e são exatamente com as diferenças que aprendemos as maiores coisas da vida.
            Cinderela plantou em nossos corações a semente do amor verdadeiro, e cuidando com humildade e paciência ele durará pra sempre. Como é bom amar.
            Há , as bruxas?
            Pois é elas ainda existem nas histórias mas com tanta coisa boa no coração não sobrou lugar para o medo.Hoje sabemos que elas são apenas criaturas mal amadas.
            Finalizamos com Peter Pan e a Fada Sininho que nos alertou do quanto é bom ser criança, e nos fez sentir vontade de ir para a terra do nunca e ser criança para sempre.
Que vocês papais e mamães nunca permitam que acabe a criança que existe dentro de cada um deles.

Profª Elídia Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário