domingo, 29 de maio de 2011

Projeto: “Motivação” EJA


Projeto: “Motivação

Justificativa

            É notório que os cursos no ensino noturno apresentam índices baixíssimos de produtividade. A evasão e a repetência são causas consideráveis desse índice, pois, não asseguram a permanência do aluno na escola, sendo então necessário implantar um projeto que vise assegurar essa permanência e motivar o corpo discente a interagir de forma autônoma, crítica e democrática na construção da sua cidadania e dignidade.
           O Projeto Motivação deve garantir condições de igualdade, respeito às diferenças e o direito de uma educação de qualidade, onde os jovens desenvolvam diferentes habilidades que necessitam de aprimoramento, as quais são exigidas constantemente pelo mundo globalizado do qual fazemos parte e que podem ser adquiridas no ambiente escolar, desencadeando mudanças de atitudes do cidadão que se transforma em seu próprio benefício à medida que sente motivado para tal.
           
Objetivo Geral

           Oportunizar aos alunos o acesso e a apropriação de competências, habilidades e atitudes indispensáveis para o progresso no trabalho, na escola e na vida social.

Cronograma

 De abril a novembro.

Metodologia

Com o propósito de incentivar os alunos na sua permanência na escola, será sugerido aos professores, atividades como:
·  Premiar as turmas que alcançarem 90% de frequência no bimestre, com lanche especial;
·  Realizar noite cultural entre os alunos, visando a descoberta de talentos;
·  Promover atividades voltadas para a recuperação da leitura e da escrita, assegurando ao aluno acesso a todo material que possa ser um convite prazeroso para o ato de ler e produzir suas escritas;
·  Garantir o acesso ao laboratório de informática, a fim de aproximar o aluno da tecnologia e incentivando-o na aprendizagem do novo para desenvolvimento de suas atividades;
·  Elaborar subprojeto “Educação para o Trabalho” a fim de auxiliar na preparação dos alunos para o ingresso no mercado de trabalho;
·  Incentivar os alunos a participarem de palestras com temas sugeridos por eles próprios.

Recursos

·        Computador / Impressora;
·        Livros didáticos e paradidáticos / jornais / revistas;
·        Internet ( Orkut, Bate papo, Blog, Correio eletrônico, Fórum, Jogos, You Tube, dentre outros);
·        TV/ Vídeo;
·        Som / CDs / DVDs;
·        Retroprojetor;
·        Câmera digital;
·        Data-show, entre outros.

Avaliação

            A avaliação será realizada através do interesse demonstrado durante a participação ao longo do processo e pela análise de documentos que registram a permanência do aluno na escola e seu rendimento educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário