domingo, 5 de junho de 2011

Projeto: “ Vamos fazer arte”

JUSTIFICATIVA: Explorar e descobrir as inúmeras possibilidades de cada material, desenvolve todas as habilidades do fazer artístico e a expressão e comunicação de desejos e sentimentos.

OBJETIVOS ANUAIS
* Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
* Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

CONTEÚDOS ANUAIS
FAZER ARTÍSTICO
* Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, broxas, carvão, etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, parede, papelão, chão, caixas, madeira etc.
* Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas.
* Cuidado com o próprio corpo e com o dos colegas no contato com suportes e materiais de artes.
* Cuidado com materiais e com trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo
APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
* Observação e identificação de imagens diversas.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
FAZER ARTÍSTICO
* Utilizar materiais e suportes diversos, como lápis, pincéis, tintas, papéis, cola, etc
* Perceber marcas, gestos, texturas, explorando espaço físico e construindo objetos variados.
* Confecção de tintas e massas caseiras, que possibilitam descobrir propriedades e possibilidades de registro, além de observar transformações.
* Trabalhar com estruturas tridimensionais, usando colagem, montagem e justaposição de sucatas.
* Oferecer suportes variados e de diferentes tamanhos para atividades de desenho ou pintura, como panos, papéis que permitem a liberdade do gesto solto, do movimento amplo e que favoreçam um trabalho de exploração da dimensão espacial.
* Propiciar atividades que articulem as sensações corporais e as marcas gráficas, que auxiliam na representação da própria imagem, dos sentimentos e de suas experiências corporais.
* Utilizar materiais de diferentes formas ( pincel em papel liso, enrugado, lixa, argila, etc) e meios ( tinta sopradacom canudo, com esponja, com carimbos, etc)
APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
* Materiais que contemplem a maior diversidade possível e que sejam significativas.
* Realizar observação livre das imagens, permitindo comentários individuais e do grupo.

ATIVIDADES

MARÇO
Atividade: Na sala de artes, escolher um material que queira pintar. Questionar como farão esta pintura, com as mãos, com pincel, com rolinho? Apresentar a tinta guache e deixá-los pintar o objeto. Durante a pintura, eles devem observar se a tinta cobre o objeto, se é difícil, qual objeto é mais fácil de pintar, em qual superfície a tinta cobre melhor.
Registro: pintura do objeto.
Atividade: Apresentar diferentes materiais que possam ser colados no papel canson. Deixá-los primeiramente explorar as possibilidades de cada um para depois realizarem a colagem.
Registro: colagem livre de materiais


ABRIL
Atividade: Mostrar várias sucatas e propor que construam um móbile para enfeitar a escola, o pátio interno. Cada aluno escolherá um objeto , que deverá ser pintado e furado para montar o móbile. È importante que os alunos compreendam o fator peso e tamanho do objeto, para obter o equilíbrio no móbile. Utilizar cores bem vivas para a pintura.
Registro : Confecção de um móbile com sucatas.
Atividade: Colocar a música da bailarina, do palavra cantada, explorar os movimentos do corpo. Colocar o espelho e deixar que dancem em frente ao mesmo. Nomear cada parte do corpo. Na classe, apresentar várias figuras de partes do corpo para que nomeiem, cada aluno escolhe uma, para colar na folha e completar o esquema corporal., utilizando canetinha.
Registro : Desenho do esquema corporal com interferência de colagem.


MAIO
Atividade: Apresentar um carvão, observar como sai o pozinho, deixar que risquem um pedaço do chão do pátio. Propor que pintem uma folha inteira com o carvão, depois propor que desenhem com uma borracha, para ver efeito.
Registro : Desenho com carvão e borracha.
Atividade: Mostrar um pedaço de madeira, explorar textura, peso, densidade e deixar brincar com o material, de empilhar, de montar casinha, etc. Propor que façam uma interferência na madeira, pintando e colando objetos ( folhas, tampinhas, recortes de revistas, miçangas, penas, areia, casca de árvore, tecidos, etc), confeccionando um quadrinho.
Registro : Confecção de um quadrinho com placa de madeira pintada e colagem de sucatas e objetos.

JUNHO
Atividade: Apresentar um artefato indígena de cerâmica e realizar troca de idéias sobre o objeto, para que era usado, quem fez, o material utilizado. Apresentar a argila, dizer de onde foi retirara, o que podemos fazer com ela e deixar que a manuseiem. Falar sobre as sensações que ela propicia, textura, temperatura, etc. Deixar que façam o que desejarem, deixando alguns objetos, como palitos, faquinhas de plástico, à disposição dos alunos. Depois que secar ( sempre na sombra), poderão pintar ou não.
Registro : Manipulação da argila e confecção de um objeto.
Atividade: Apresentar a obra A vida de Picasso, questionar o que vêem, as cores que são utilizadas, o que sentimos ao ver um quadro todo nesta cor, comentar sobre esta fase do pintor. Observar ao redor, as várias nuances de cores, quais são mais fortes, mais vivas, mais claras, mais escuras, etc.Mostrar como fazer várias nuances, com uma cor apenas .No caso do azul, deixar um pote com o azul puro, em outros potes misturar verde, branco, preto, obtendo vários tons.Procure sempre cores quentes com cores do mesmo grupo e cores frias também. Propor que façam uma pintura com as nuances adquiridas.
Registro : Pintura com guache em várias nuances.

AGOSTO
Atividade: Propor que façam uma massinha para brincarem e levarem para casa. Na confecção deve ser explorado os ingredientes, com visão artística, fluidez, textura, cor, temperatura e sensações de cada um. Escolher que cor será a massinha e fazê-la coletivamente. Brincar livremente quando terminá-la. Troca de idéias registrada sobre o que sentiram.
Registro : Confecção de massinha caseira.
Atividade: Apresentar as obras Alguns Círculos de Kandinsky e Teatro de marionetes de Paul Klee e perguntar o que elas tem em comum, comentar que as duas são realizadas em fundo preto. Mostrar a tinta preta, fazer uma bolinha preta nas costas da mão de cada um para que mexam nela, sentir a tinta e falar o que sentem ao observá-la. Apresentar um papel previamente pintado de preto e perguntar se querem pintá-lo com os dedos, utilizando cola colorida. Deixar que escolham e pinte livremente.
Registro : Pintura com cola colorida em fundo preto.

SETEMBRO
Atividade: Colocar uma caixa com vários pedaços de papel , dobradura, cartolina, celofane, crepom, folhas de revistas, jornal, papel de presente, etc. Deixar que explorem,dobrem, amassem alguns, etc. Troca de idéias sobre as impressões. Propor que piquem o papel em pedaços pequenos, utilizando tesoura. Pedir para que colem os pedaços em uma papel, aleatoriamente ou não.
Registro : Colagem de pedaços de diferentes papéis.
Atividade: Apresentar a obra Bleu II , de Miro, explorar os movimentos na lousa, de linhas e círculos. Propor que façam coletivamente uma pintura, com estes movimentos. Dar uma placa de papel panamá , escolher uma cor para dar o fundo, esperar secar e dar pincéis finos e grosso, com vários potes de tintas em cores diversas, propor que façam os mesmos movimentos, agora com tinta guache.
Registro : Pintura coletiva de linhas e círculos em papel panamá.

OUTUBRO
Atividade: Brincar com sucatas, explorar cores, formas, volume, sugerir que cada aluno escolha um objeto, que será contornado pela professora em uma folha. Propor que, a partir do contorno do objeto, cada um crie um desenho, livre, com lápis de cor. O contorno deve ser em canetinha preta.
Registro : Desenho com interferência de forma geométrica.
Atividade: Roda no parque, observando a natureza, as árvores, flores, areia... procurar pedrinhas, brincar. Propor que utilizem pedrinhas para confeccionar bichinhos ou objetos. Cada aluno escolhe quantas pedrinhas vai utilizar e a profª vai colando com cola quente. Pode complementar com sucatas.
Registro : Construção de bichinhos com pedras.

NOVEMBRO
Atividade: Apresentar o livro de artes de Van Gogh, Paul Gauguin, Matisse e mostrar que os pintores estavam sempre homenageando seus amigos e conhecidos com pinturas. Propor que façam uma produção para deixar de lembrança para um colega, como um sorteio de amigo secreto. Será a confecção de bonequinhos de pano, onde os alunos irão colar roupas, olhos, cabelos, boca, etc.
Registro : Confecção de um boneco de pano.
Atividade: Continuar a confecção do boneco de pano.
Registro : Confecção de um boneco de pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário