terça-feira, 5 de julho de 2011

Projeto Regiões do Brasil






Tema:
Objetivo geral
  Apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está divido, salientando
que essa divisão visa a facilitar o estudo e o conhecimento do país, proporcionando
ao alunado uma melhor caracterização que a natureza apresenta no território
brasileiro.
Objetivo Específico
  Estimular o pensamento crítico no aluno, caracterizando o espaço brasileiro
e valorizando a importância de se conhecer a nossa realidade, para que  se respeite
os diferentes grupos étnicos e culturais que constituem a nossa sociedade.
Desenvolver por meio da exposição cultural dos estados a iniciativa, a
responsabilidade e o conhecimento sobre os fatos e  acontecimentos naturais,
sociais, políticos, econômicos e culturais do Brasil.
Público Alvo: Ensino Fundamental
Procedimentos:
Os alunos de cada série, com o auxílio dos professores coordenadores
deverão pesquisar sobre as principais características das regiões brasileiras
escolhidas e confeccionar por bimestre os cartazes, mapas, roupas, comidas,
danças, dramatizações, atualidades e tudo o que for necessário para a exposição
final no 4º bimestre


Conteúdos Específicos :
Mapa político da região
Bandeira e hino por estado
População absoluta por estado
Vocabulário local por estado
Paisagem natura da região
Turismo
Música típica
Religião mais praticada
Artesanato típico
Economia principal
 Política Atual
 Atualidades
Dança típica
Comida típica
Traje típico


Norte  Amazonas, Pará, Acre 
 Tocantins, Roraima, Rondônia e 
Amapá 
Sudeste : Espírito Santo e São Paulo 
 : Rio de Janeiro e Minas Gerais
CentroOeste 
 Mato Grosso e Goiás 
Mato Grosso do Sul e Distrito 
Federal 
Sul : Paraná, Santa Catarina e Rio 
Grande do Sul  




Representando o Norte do País, os alunos reconstituíram a Mata Amazônica

 2º Bimestre Mapa político da região Bandeira e Hino por estado População Absoluta por estado Vocabulário local por estado Paisagem Natural da região


 3º Bimestre  Turismo   Música típica  Religião mais praticada     Artesanato típica    Economia principal


4º Bimestre   Política Atual    Atualidade    Dança típica   Comida típica   Traje típico 
Culinárias típicas das regiões brasileiras



Avaliação: .
- Participação. 
- Pesquisa. 
- Trabalho escrito e ilustração. 
-recursos materiais. 
- Confecção dos mapas e painéis para exposição. 
- Organização do trabalho exposto e da dança. 
- Comida típica. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário