quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Por que aquecer e alongar antes de praticar exercícios?


Por que aquecer e alongar antes de praticar exercícios?
Entenda como esses procedimentos preparam nosso corpo para a atividade física.
O jogador está no banco de reservas e dá um pulo quando o treinador avisa: "Você, pode aquecer para entrar em campo." Um friozinho sobe pela espinha e o atleta fica animadíssimo! Dá uma corridinha, estica pra lá, puxa pra cá. Esses movimentos iniciais que parecem sem importância são fundamentais antes de se praticar exercícios. Quer saber o porquê? Então, em posição. Vamos lá!
O organismo precisa se preparar para a prática de qualquer atividade física. Para isso, é indispensável o famoso "aquecimento". Com movimentos específicos, como pequenas corridas com duração de quatro a cinco minutos, a circulação sanguínea e a temperatura do nosso corpo aumentam, avisando ao organismo que é hora de se exercitar. Assim os músculos em maior atividade receberão doses extras de oxigênio e nutrientes, como a glicose, garantindo um bom desempenho.
Além do aquecimento, é necessário, também, o alongamento dos músculos, que deve ser a primeira etapa do aquecimento. Ele prepara determinadas partes do corpo -- como braços e pernas -- para um certo exercício. Quem pratica natação, por exemplo, além do aquecimento, precisa de exercícios específicos para alongamento dos músculos dos braços, porque o esforço na água exigirá muito deles.
Agindo assim, lesões dolorosas podem ser evitadas, como estiramento muscular, que causa danos na estrutura do músculo. Na verdade, a dor que sentimos é uma proteção do nosso corpo, ou seja, ela indica que alguma parte do corpo está sendo agredida. Por isso, devemos respeitar este aviso, dando repouso à parte afetado. Exercício que causa muita dor não é correto, nem saudável.
Agora, você já sabe, aquecer o corpo e alongar os músculos são práticas muito importantes para quem quer se exercitar. Antes de entrar em quadra, campo ou piscina, prepare-se. Assim, você evita dores desagradáveis, contusões graves, que podem impedir ou comprometer sua vida de atleta (mesmo que seja de "atleta de fim-de-semana"!).
Para quem pratica ou pretende praticar exercícios regularmente -- vale lembrar que todo mundo deve fazer isso! --, é sempre recomendável o acompanhamento de um profissional, como o preparador físico. Ele saberá quais exercícios são adequados para o esporte escolhido.
Antes de encerrar a conversa, uma dica: caminhar é uma forma natural de aquecimento que se pode praticar livremente. Sem exageros, é claro!
Ciência Hoje das Crianças 149, agosto 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário