terça-feira, 8 de novembro de 2011

“Projeto Horta e Jardim”

“Projeto Horta e Jardim”

INTRODUÇÃO
O Projeto Horta e Jardim nasceu da necessidade da inclusão dos alunos   na realidade global no que diz respeito à Educação Ambiental, visando a sustentabilidade do Meio Ambiente, ensinando respeito mútuo entre Sociedade e Natureza, entendendo esta como sendo a sua morada.

OBJETIVO GERAL
ü  Conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de vida de todos;
ü  Promover a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos dos problemas ambientais visando à construção de um futuro sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü    Estimular a construção de hortas nas casas dos alunos e nas comunidades procurando envolvê-los neste contexto.
ü    Estimular a interação professor-aluno e mudanças práticas de atitudes e a formação de novos hábitos com responsabilidade a adquirir novos conhecimentos com a aprendizagem através da prática do dia-a-dia.
ü    Reconhecer o valor funcional e nutritivo das hortaliças, o auto sustento , a compostagem do lixo orgânico familiar e escolar diminuindo o volume de lixo.
ü     Incentivar a ornamentação escolar, o cuidado e preservação ambiental e escolar envolvendo o convívio da família na escola através de convite para familiares dos alunos no planejamento, organização e coordenação da horta e jardim .

JUSTIFICATIVA

O Projeto Horta e Jardim consiste na revitalização das áreas verdes da escola.

A horta e jardim inseridos no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitamento das relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperativo entre os agentes sociais envolvidos.


A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Neste projeto, os alunos podem atuar como responsáveis pela seleção das espécies a serem cultivadas, pela obtenção de mudas e sementes e pela semeadura, plantio e cuidado com a horta e jardim, análise da terra e adubo a serem utilizados.  Eles podem também realizar a colheita, a higienização e o preparo dos alimentos, com a supervisão dos adultos.
A PARTICIPAÇÃO DOS GESTORES
Os gestores da U.E.  têm uma participação fundamental nesse projeto, pois  serão responsáveis pela supervisão do mesmo, coordenando as decisões tomadas durante o projeto. Sua participação será importante também na resolução dos problemas que surgirem, realizando  contato com especialistas e outras pessoas que possam colaborar com o projeto.
A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E DOS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA:
Os professores podem atuar auxiliando e orientando os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e jardim. Eles podem também elaborar estratégias para tratar dos conteúdos das diferentes áreas no contexto deste projeto, lembrando-se de que ele não se restringe à área de ciências.
As merendeiras da escola podem participar da higienização e do preparo dos alimentos, além de auxiliar os alunos a escolher e preparar receitas que tenham, entre seus ingredientes, os alimentos cultivados na horta.


MATERIAL
1 – Carriolas
2 – Enxadas (tamanhos diversos)
3 - Rastelos
4 - Inseticida para matar insetos
5 – Sementes
6 - Regadores
7- Mudas de Rosas

PROCEDIMENTOS
O projeto não tem um tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. No caso da horta será o tempo necessário até a colheita; e o jardim, uma vez montado, é possível prever que, a cada ano, as turmas continuarão com o seu plantio e cuidado.
 A intenção da horta e jardim será torná-los um patrimônio da escola.
A princípio as turmas de 4º ano cultivarão temperos, verduras e legumes com partes comestíveis grandes e coloridas de crescimento rápido e de fácil cultivo (alface e rabanete, por exemplo) e as turmas de 4ª série serão responsáveis pelo cultivo e cuidado das mudas de rosas.
A manutenção da horta e jardim serão acompanhadas em dias alternados pelos alunos, mas,  haverá a necessidade fundamental  de acompanhamento diário por alguém previamente avisado esteja disponível para o auxílio.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ü     Projeto “EcoExistaUma abordagem em Educação Nutricional Agroecológica.”

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