segunda-feira, 26 de março de 2012

BERÇÁRIO 1


EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE
BERÇÁRIO I



IDENTIDADE E AUTONOMIA


Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.

Objetivos Específicos

Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo, dentro de uma relação de troca e cooperação.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.

Conteúdo

Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer ...), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Conhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive.
Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro, garantindo-se a oferta, sem distinção de sexo (brincadeiras de "esconder e achar", brincadeiras de imitação, exploração de diferentes brinquedos...).
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo.
Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes.
Interesse em experimentar novos alimentos.














MOVIMENTO


Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.


Objetivos Específicos

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Experimentar situações em que execute movimentos articulados do corpo.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc para o uso de objetos diversos.
Valorizar as conquistas corporais.

Conteúdo

Conhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Exploração, afirmação e valorização das possibilidades expressivas dos gestos, mímicas faciais e do movimento global, nas situações cotidianas e lúdicas.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, arrastar-se, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar .
Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o lançamento etc por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.

















LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.


Objetivos Específicos

Participar de variadas situações de comunicação oral.
Interessar-se por histórias.
Observar e manusear diferentes materiais impressos.

Conteúdo

Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos.
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, pasta de gravuras etc.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: canções e conto de histórias.


































NATUREZA E SOCIEDADE


Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e natural e cultural.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.


Objetivos Específicos

Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer e vivenciar valores humanos.

Conteúdo

Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa) .
Contato com animais e plantas.
Valores humanos.

























MATEMÁTICA


Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.


Objetivos Específicos

Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.

Conteúdo

Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar).































ARTES VISUAIS


Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.



Objetivos Específicos

Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.
Estimular o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas.

Conteúdo

Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes ( meios: areia ,terra, água, tinta e argila; materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão).
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com o próprio corpo e dos colegas, no contato com os suportes, materiais e meios.































MÚSICA


Objetivo Geral Explorar a linguagem musical atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.


Objetivos Específicos

Ouvir, perceber e discriminar sons diversos.
Brincar com a música.

Conteúdo

Atividades lúdicas como brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Escuta de obras musicais variadas (erudita / popular / cancioneiro popular infantil ).







































BERÇÁRIO II

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.



Objetivos Específicos

Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo, dentro de uma relação de troca e cooperação.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Participar da organização da rotina diária.

Conteúdo

Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc.), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz.
Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário, para que adquira maior independência.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive.
Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro, garantindo-se a oferta sem distinção de sexo (brincadeiras de "esconder e achar", brincadeiras de imitação, exploração de diferentes brinquedos...)
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo.
Interesse em experimentar novos alimentos.
Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes, interessando-se em desprender-se das fraldas e utilizar o sanitário.











MOVIMENTO


Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.



Objetivos Específicos

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Experimentar situações em que execute movimentos articulados do corpo.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc para o uso de objetos diversos.
Valorizar as conquistas corporais.

Conteúdo

Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração, afirmação e valorização das possibilidades expressivas dos gestos, mímicas faciais e do movimento global, nas situações cotidianas e lúdicas.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado do desenho, o lançamento, etc por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.



















LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.



Objetivos Específicos

Participar de variadas situações de comunicação oral.
Interessar-se por histórias.
Observar e manusear diferentes materiais impressos.
Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
Conhecer marcas, rótulos e figuras.

Conteúdo

Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades, sentimentos e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação, falando de si, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Familiarizar-se aos gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, pasta de gravuras etc.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: canções e conto de histórias.
Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional (rótulos, marcas, figuras).
Desenho como representação gráfica.

























NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.



Objetivos Específicos

Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer e vivenciar valores humanos.

Conteúdo

Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
Contato com animais e plantas.
Valores humanos.





























MATEMÁTICA



Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.



Objetivos Específicos

Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Estabelecer relação temporal.
Localizar-se no espaço, utilizando o corpo como forma de conhecimento e expressão.



Conteúdo

Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar).
Utilização de noções de tempo e de espaço na rotina diária.
Localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nas diversas situações (dentro, fora; embaixo, em cima; em pé, deitado).



























ARTES VISUAIS

Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.



Objetivos Específicos

Interessar-se pelas próprias produções e pelas de outras crianças.
Estimular o respeito pelo processo de produção e criação.
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.
Trabalhar individualmente e coletivamente.
Explorar movimentos gestuais, visando representações gráficas.

Conteúdo

Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes ( Meios: areia ,terra, água, tinta e argila; Materiais: gizão de cera e pincéis grossos; Suportes: papel, papelão).
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com suportes, materiais e meios.
Cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.



















MÚSICA


Objetivo Geral Explorar a linguagem musical atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.


Objetivos Específicos

Ouvir, perceber e discriminar sons diversos e fontes sonoras.
Brincar com a música.
Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.

Conteúdo

Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Escuta de obras musicais variadas (erudita / popular / cancioneiro popular infantil).
Jogos de estimulação da percepção auditiva e imitação gestual.
Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário