sábado, 24 de março de 2012

Projeto de Leitura




Professora Viviane
3º Ano

Projeto de Leitura

Tema: Pasta literária


Público alvo: Alunos do 3º Ano
Tempo estimado: Ano letivo de 2012

Objetivos

* Propiciar momentos em família reservados ao estudo e leitura compartilhada;
* Conhecer diferentes gêneros literários, bem como autores e versões de uma mesma história;
* Identificar os diversos gêneros literários;
* Reconhecer o gênero literário através da capa do livro;
* Identificar, a partir da capa do livro dados importantes, tais como título, autor, ilustrador e editora;
* Fazer uso de ilustração para registrar passagens da história, bem como dar significado a ela através de desenhos;
* Relatar através da escrita e de resumos as passagens do livro;
* Narrar sua experiência com a leitura em família;
* Expor oralmente o seu gosto pessoal pela leitura, bem como as passagens que mais ou menos lhes agradaram.
* Ouvir os outros alunos com atenção valorizando a produção e descoberta individual e coletiva.
Temas transversais:

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade, trabalho coletivo, compartilhar descobertas;
Saúde: cuidados que devemos ter com nossa saúde, comparando os fatos ocorridos nas histórias lidas com o nosso jeito de viver e ser;
Meio ambiente: observação dos fenômenos da natureza nas diferentes leituras, bem como perceber que a sociedade depende do meio em que vive e da importância de mantê-lo;
Pluralidade cultural: observação das diversas formas de escrita e os costumes em diferentes locais do Brasil e do mundo, bem como os diferenciais literários de uma história com versões regionalizadas ou diferentes versões ou gêneros.

Trabalhos interdisciplinares:

Artes: produção de cartazes e ilustrações;
Matemática: Produção de gráficos dos livros preferidos;
Português: Oralidade, leitura e produção de textos;
Natureza e Sociedade: Estudos de como as pessoas viviam em determinadas épocas dos livros mais votados e regiões do país e/ou do mundo no qual viviam os autores escolhidos pelo grupo, acontecimentos históricos, costumes e cultura dos mesmos.


Material a ser utilizado:

* Livros, gibis e textos variados;
* Pasta de papelão;
* Textos xerocopiados;
* Fichas de leitura xerocopiadas;
* Cartolinas;
* Canetas;
* Lápis de cor;
* Lápis;
* Borracha;
* Globo terrestre;
* Mapas.

Metodologia:

1ª Aula:

* Roda de conversa sobre o projeto;
* Apresentação do material;
* Explicação de como o projeto será desenvolvido;
* Entrega a capa do projeto para pintura.

Iniciar a roda de conversa explicitando a importância da leitura e do projeto para a vida escolar do aluno e da família, valorizando esta como agente fundamental para o alcance de maior sucesso nas atividades propostas.
Explicar que serão lhes entregue uma pasta, a “PASTA LITERÁRIA”, e em seu interior encontrarão uma carta aos alunos e outra a família, dando-lhes orientações pertinentes ao projeto, também se encontra na capa interna uma relação para anotar os livros lidos, evitando assim leituras repetidas e, por último, um livro “surpresa” e uma folha denominada “FICHA DE LEITURA”, onde farão anotações relacionadas à leitura.
Comentar que as sextas-feiras os alunos receberão a pasta e devolverão nas segundas-feiras, com a ficha de leitura devidamente preenchida e ilustrada, e ao final do ano, as fichas serão encadernadas e dadas aos alunos para futura apreciação.
Entregar a ilustração da capa da pasta para que os alunos pintem, valorizando a produção individual do aluno.
Observação: nesse primeiro momento do projeto, os livros serão escolhidos pelo professor, por isso a denominação “surpresa”, após, os alunos poderão escolher as leituras de acordo com seus gostos e preferências, porém é necessário observar se estão escolhendo gêneros diferentes.

Aulas seguintes:

Sextas-feiras

Será colocado um livro em cada pasta, pedindo em seguida para que o aluno a abra e escreva o título na relação de livros lidos. Elucidar possíveis dúvidas referentes ao preenchimento da ficha de leitura.

Segundas-feiras

Recolher as pastas e fichas de leitura, fazendo a correção e observações pertinentes.
Guardar as fichas de leitura em pasta à parte, para futura encadernação.
Pedir para que dois ou três alunos relatem como foi a sua experiência de leitura em família e que descrevam para turma o que mais e o que menos gostou na leitura, se indica ou não o livro a todos e o motivo de sua afirmação.

Avaliação:

A avaliação deverá ser formativa, possibilitando a diversidade processual e sistematizada, nada podendo ser aleatório nem mesmo a observação constante.
Informar-se-á aos alunos o resultado obtido em cada processo, tendo coerência com a prática diária.
Além dessa rigorosa observação, da participação e da demonstração de interesse do aluno e família pelo projeto, da interação com os demais colegas nas dinâmicas desenvolvidas, a avaliação se completará com as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo nas diversas áreas do conhecimento e, em especial a produção da ficha de leitura.
ANEXOS



RELAÇÃO DE LIVROS LIDOS POR MIM E MINHA FAMÍLIA
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





QUERIDO ALUNO
VOCÊ ESTÁ RECEBENDO UM LIVRO E UMA FICHA DE LEITURA.
PARA MELHOR APROVEITAMENTO IRÃO ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA:
* FAÇA DA LEITURA UM HÁBITO DIÁRIO;
* PROCURE UM AMBIENTE CALMO E SILENCIOSO PARA LER;
* LEIA JUNTO DE SUA FAMÍLIA E AMIGOS. ESSE MOMENTO DEVE SER PRAZEROSO E COMPARTILHADO POR TODOS;
* SE TIVER ALGUMA DIFICULDADE, PEÇA A UM ADULTO OU AMIGO MAIS VELHO PARA AJUDÁ-LO;
* VIAJE NA HISTÓRIA QUE ESTÁ LENDO, USE SUA IMAGINAÇÃO! FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ É O SEU PERSONAGEM PREDILETO!
BOA LEITURA!
_____________________________________________________________
QUERIDOS PAIS OU SENHORES RESPONSÁVEIS
ESTAMOS DESENVOLVENDO UM PROJETO DE LEITURA, PARA TAL, OS ALUNOS RECEBERÃO UM LIVRO E UMA FICHA DE LEITURA PARA FAZER ANOTAÇÕES RELACIONADAS AO LIVRO, OS QUAIS SERÃO ENTREGUES NAS SEXTAS-FEIRAS E DEVOLVIDOS ÀS SEGUNDAS-FEIRAS.
OS ALUNOS ESTÃO SENDO ORIENTADOS A FAZER A LEITURA JUNTOS DOS PAIS, RESPONSÁVEIS, IRMÃOS, PRIMOS E A FAMÍLIA EM GERAL.
PARA QUE NOSSO PROJETO TENHA SUCESSO, NECESSITAMOS DE SUA AJUDA E APOIO, VISANDO OBTER UM MAIOR APROVEITAMENTO DA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS.
LEIA JUNTO DE SEU FILHO, DIVIRTA-SE, FAÇA DESSE MOMENTO ALGO ESPECIAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLA.
BOA LEITURA!
PROFESSORA VIVIANE.


Um comentário: