terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PROJETO CARTA

PROJETO CARTA
Duração: Mês de maioProduto final: carta para a mamãeObjetivos:Sempre há um bom motivo para a escrita de cartas. É uma aprendizagem significativa que respeita a função social da escrita e da leitura.•Desenvolver a percepção da estrutura da língua portuguesa através da utilização sistemática de construções com substantivos relacionados a adjetivos ou locuções adjetivas e substantivos relacionados a verbos ou locuções verbais;• Ampliar o vocabulário dos alunos;• Proporcionar momentos de leitura, escrita e reflexão sobre o código escrito;• Proporcionar contato com o tipo de texto;• Estimular a produção de texto a partir de modelos trabalhados;• Utilizar a revisão textual, coletiva ou em grupos como momento de reflexão e aprendizado do código escritoEstratégias:O projeto que tem como finalidade principal o desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita.Desta forma, não podemos perder a oportunidade de utilizarmos a leitura e a escrita em todas as etapas do projeto.Para este fim, algumas atividades devem ser permanentes:a. leitura coletiva b. leitura pelo professor de modelos desse tipo de texto;c. reescrita coletiva, ou em duplas;d. escrita coletiva;e. atividade em dupla;f. revisão coletiva dos textos produzidos;Recursos:Papéis de carta, envelopes, selosAvaliação: Observação direta do professor quanto ao interesse e participação dos alunos

PROJETO SARAU POETICO

PROJETO SARAU POÉTICO POR .SONIA UBEDADURAÇÃO:mês de abrilPRODUTO FINAL: apresentação das poesias, escolhidas pelos alunos, em um sarau poético.JUSTIFICATIVA:O trabalho com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores.A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos.As poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta o público infantil e possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do conhecimento.ESTRATÉGIAS:Durante todo o desenvolvimento do projeto os alunos estarão pesquisando e lendo poesias de diferentes autores. Os próprios alunos irão selecionar as poesias que farão parte da coletânea.Terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes portadores desse gênero textual: livros, revistas, periódicos, jornais, cadernos de antologia, páginas da internet...Em todas as etapas da elaboração e execução do projeto os alunos farão leituras silenciosas e em voz alta para os amigos da própria sala ou de outras turmas do mesmo grupo série. Com isso garantiremos a socialização de conhecimentos, as trocas e o intercâmbio entre os alunos além de respeitar a função social da leitura.Em todo o desenvolvimento do projeto serão apresentados desafios para que surja curiosidade e necessidade de busca de novas informações e conhecimentos gerando a necessidade de pesquisas.A finalização do projeto será a apresentação de um sarau poético para outra turma do mesmo grupo série e/ou aberta a comunidade, dependendo das condições que tenhamos.AVALIAÇÃO- Observação constante do desempenho individual, em dupla no coletivo.

PROJETO TURMA DA MONICA

PROJETO TURMA DA MÔNICA
SONIA UBEDAPeríodo de realização: o ano todoLÍNGUA PORTUGUESAOBJETIVOS: • Propiciar avanços no processo de construção da escrita;• Propiciar momentos agradáveis de leitura, oferecendo matérias de diferentes fontes, textos variados e sempre do interesse da faixa etária dos alunos;• Produzir e reproduzir textos em escritas espontâneas.CONTEÚDOS:• Histórias em quadrinhos• Diálogos em balões• Alfabeto e ordem alfabética• Regularidades ortográficas• Descrição e caracterização dos personagens• Acrósticos• Poemas• Texto informativo (criação dos personagens)• Biografia (Mauricio de Sousa)• Caricaturas• Leitura de imagensRECURSOS:• Cds, dvdc, • Gibis e almanaques• Revistas• CartazesALGUNS ITENS QUE PODEM SER TRABALHADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA:• O regionalismo presente nas falas de Chico Bento;• Transcrição das falas em balões utilizando o travessão e as aspas;• Reescrita das falas de Cebolinha (revisão coletiva ou individual);• Descrever personagens;• Bibliografia;• Listas;• Ditados interativos;• Declamações;MATEMÁTICAOBJETIVOS:• Sequênciar, ordenar, ler e escrever numerais;• Resolver problemas utilizando estratégias pessoais e socializadas;• Compreender enunciados e buscar procedimentos para resolver os problemas.CONTEÚDOS:• séries numéricas• escrita, contagem, comparação, ordenação;• relação entre unidade de tempo ( hora, minuto, dia, semana, mês e ano);• situações problematizadas.AVALIAÇÃO:Inicial: sondagem e análise dos conhecimentos prévios dos alunos.Formativa: durante a realização das atividades observaremos o interesse e participação dos aluno.Observação e registros dos conteúdos trabalhados.Relatos orais, escritos, desenhos...PRODUTO FINAL: LIVRO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ( COM A COLABORAÇÃO DE CADA ALUNO)

OLIMPIADAS

OLIMPÍADAS
Duração: Justificativa:Há um grande interesse dos alunos pelos esportes, porém lhes falta o conhecimento das diversidades culturais que rodeiam uma competição como as Olimpíadas. Dessa forma, pensamos em motivá-los para um conhecimento dos países e culturas que participam dos jogos e, 2008 bem como da cidade sede das competições. Objetivos:. Pesquisar sobre as Olimpíadas.. Buscar fotos e gravuras alusivas as competições.. Conhecer a diversidade cultural dos países.Conteúdos – Desenvolvimento:. Pesquisar sobre alguns aspectos culturais dos países envolvidos, . Produção de textos.. Paródias.. Relação de esportes e esportistas envolvidos.. Construção de tabelas e gráficos. . Fotos de esportistas participantes.. Construção de tabelas de vitórias e derrotas.. Confecção de maquete.Recursos:VídeosRevistas e jornaisTelevisãofigurinhasCulminância: Apresentação das maquetes confeccionadas pelos grupos e dos murais por eles elaborados.Avaliação: Através do desempenho dos alunos nas atividades propostas, atividades, na responsabilidade ao cumprimento das tarefas, finalizando com auto-avaliação dos alunos. por;Sonia Ubeda

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O POBRE COCOZINHO (Rosane Pamplona)


O POBRE COCOZINHO

(Rosane Pamplona)

Era uma vez um cocô. Um cocozinho feio e fedidinho, jogado no pasto de uma fazenda. Coitado do cocô! Desde que veio ao mundo, ele vinha tentando conversar com alguém, fazer amigos, mas quem passava por ali não queria saber dele:

- Hum! Que coisa fedida! – diziam as crianças.
- Cuidado! Não encostem na sujeira! – avisavam os adultos.
E o cocozinho, sozinho, passava o tempo cantando, triste:

Sou um pobre cocozinho
Tão feinho, fedidinho
Eu não sirvo para nada
Ninguém quer saber de mim...

De vez em quando ele via uma criança e torcia para que ela chegasse perto dele, mas era sempre a mesma coisa:

- Olha a porcaria! – repetiam todos.
- Não restava nada para o cocô fazer, a não ser cantar baixinho:

Sou um pobre cocozinho
Tão feinho, fedidinho...

Um dia viu que um homem se aproximava. Já imaginando o que ia acontecer, o cocozinho se encolheu. “Mais um que vai me xingar”, pensou. Mas... Oh! Surpresa! O homem foi chegando, abrindo um sorriso, e seu rosto se iluminou:
- Mas que maravilha! Que belo cocô! Era exatamente disso que eu precisava.

O cocô nem acreditava no que estava ouvindo. Maravilha, ele? Precisando?
Aquele homem deveria ser maluco!
Pois aquele homem não era maluco, não. Era um jardineiro.
E, usando uma pá, com todo o cuidado, ele levou o cocozinho para um lindo jardim.
Ali, acomodou-o na terra, ao pé de uma roseira. E, depois de alguns dias, o cocozinho percebeu, feliz e orgulhoso, que, graças a sua força, a roseira tinha feito brotar uma magnífica rosa vermelha, bela e perfumada.
Nova Escola Especial – Fundação Victor Civita – vol. 4 – abril/2007
Interpretando:
1) Passe para o passado a canção do cocozinho.
2) Quantos verbos você encontrou na canção?
3) Segundo o texto, por que o cocozinho era tão infeliz?
4) O que ele gostaria de arrumar para ser feliz?
5) “E, depois de alguns dias, o cocozinho percebeu, feliz e orgulhoso, que, graças a sua força, a roseira tinha feito brotar uma magnífica rosa vermelha, bela e perfumada”. Passe este trecho do texto para o plural.
6) Do mesmo trecho, retire cinco adjetivos.
7) “O homem foi chegando, abrindo um sorriso, e seu rosto se iluminou”. Troque a palavra grifada por um sinônimo sem mudar o sentido do texto.

BLOG IDEIA CRIATIVA O BLOG DA GI BARBOSA



PEQUENOS TEXTOS





PEQUENOS TEXTOS










PEQUENOS TEXTOS





atividades de carnaval ideia criativa














http://gibarbosa1.blogspot.com/

PROJETO ÁGUA

PROJETO ÁGUA
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Saber sobre a necessidade de se economizar água.
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema.
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
• Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
• Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
• Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de pequenos textos.
• Escrita espontânea.
• Cruzadinhas, caça-palavras.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
• Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
• Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
• Situações-problema envolvendo a água.
• Jogo com dado/trilha.
NATUREZA E SOCIEDADE
• Observação do ciclo da água.
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
• Experiência do pé de feijão.
• Vídeos que abordam o tema.
• Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
VISUAL
• Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Releitura de obras de arte
• Modelagem com areia e argila
• Técnicas de pintura.
• Maquetes.
• Jogo da memória.
MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
• Ginástica historiada (chuí, olha lá!).
• Circuito da água.
• Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
AVALIAÇÃO
• Hora social e/ou exposição de trabalhos.

DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA

DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA
PERSONAGENS:
Vários alunos.
DESENVOLVIMENTO
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar:
A Água é minha amiga
Com ela posso contar
Pra lavar e tomar banho
E minha sede matar
Vamos todos protegê-la
E a natureza preservar
Resgatar suas a nascente
Para ela não faltar
Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar
Conscientizar a humanidade
Para a vida que nos dar.
TRÊS DICAS PARA PROTEGER A ÁGUA
1ª Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes;
2ª Não demorar no banho;
3ª Não desperdiçar água ao lavar carros e calçadas.
VOCÊ SABIA?
Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome 135 litros de água.
Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.
Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta 80 litros de água.
Solução: Se fechar a torneira em quanto escova os dentes. economizará 79 litros de água.
Um banho de chuveiro de 30 minutos consome 243 litros de água.
Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.
Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gastamos 243 litros de água.
Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça gastaremos 20 litros de água

Projeto Água

Projeto Água

Objetivos Gerais
• Reconhecer o valor e a importância da água como recurso natural e indispensável à vida;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem;
• Reconhecer que suas atitudes podem transformar uma realidade como as conseqüências do desperdício/economia da água;

Objetivos Específicos

• Desenvolver o hábito de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
• Incentivar a participação do aluno na preservação do meio ambiente;
• Formular perguntas e hipóteses sobre o assunto em estudo, no caso a água;
• Organizar e registrar informações obtidas por meio de desenhos, painéis, listas e textos coletivos;
• Entrar em contato com os textos informativos, para que assim, possam ter subsídios para justificar suas idéias, fazendo relações entre a teoria e a prática;

Problematização
O que eu posso fazer para a água não acabar?

Produto Final
Livro produzido pela turma com as dicas sobre como economizar água.
1ª Etapa
Trazer o globo terrestre para que a turma possa observar a partir dos questionamentos que veremos a seguir:
Possíveis questionamentos:
 O que podemos observar de interessante?
 O que você acha que são essas partes coloridas?
 E essas partes azuis?
 Há mais “parte colorida” (terra) ou “parte azul” (água)?
 Será que toda essa água serve para beber?
Leitura informativa: Água é tudo (1)
Pesquisa para casa sobre a última questão (Será que toda essa água serve para beber?)
2ª Etapa
Exposição oral do que pesquisaram no dia anterior.
Elaboração do quadro: O que sabemos e O que queremos saber?
Leitura informativa: Água é tudo (2)
3ª Etapa
Leitura informativa: Água é tudo (3)
Discussão e registro
Confecção do cartaz “Eu uso a água para...”
4ª Etapa
Leitura informativa: Água é tudo (4)
Discussão e registro
Neste dia surgiu, por parte dos alunos a problematização:
O que eu posso fazer para a água não acabar?
Confecção do cartaz “Quem precisa da água?”
5ª Etapa
Leitura informativa: “Uma fábrica natural” e “Como se diz água em outros idiomas.”
Discussão e registro
Confecção do cartaz “Eu não preciso da água (seres sem vida)”
6ª Etapa
Leitura informativa: “Curiosidades sobre a água”
Discussão e registro
Surgiu a idéia do produto final: Elaboração de um livro produzido pela turma com as dicas sobre como economizar água.
Confecção do cartaz: “Sem água posso...”
Elaboração de uma lista dos animais que vivem na água
7ª Etapa
Leitura sobre o Ciclo da água com análise do cartaz explicativo.
Cada aluno receberá uma folha com o desenho do ciclo da água e irá explicá-lo com suas próprias palavras.

8ª Etapa
Pesquisa com os familiares sobre como utilizam a água.
Perguntas:
 Como vocês costumam utilizar a água em suas casas?
 Já acabou água em sua casa?
 Se acabou, qual o motivo?
 A água de sua casa é da rua, de poço ou de mina?
9ª Etapa
Confecção de um quadro comparativo a partir das respostas obtidas com a entrevista feita com os familiares.
10ª Etapa
Elaboração do livro com as dicas para se economizar água.
11ª Etapa
Jogo da trilha sobre a água. As regras do jogo serão discutidas com a turma antes da realização do jogo propriamente dito.

12ª Etapa
Revisão do quadro: O que queremos saber e o que aprendemos.
13ª Etapa
Jogo baseado no que aprendemos (meninos X meninas). Este jogo servirá como uma última avaliação do projeto.

O que é Portfolio?

Portfolio

P: O que é Portfolio?
R: Pasta ou material impresso para apresentação de peças publicitárias a clientes, Portfolio de agência(s) e Portfolio pessoal.


Portfolios não são apenas reservados para pessoas criativas que querem mostrar seus trabalhos. Um Portfolio é uma poderosa ferramenta de entrevista para qualquer área. Ele complementa seu currículo e mostra suas habilidades e qualidades. Ver é crer.

Se você escreveu, desenvolveu, criou ou ganhou qualquer coisa que você possa arquivar, imprimir, copiar, tirar foto ou digitalizar você tem as ferramentas de que os Portfolios são feitos. Aqui algumas idéias:

Artigos
Trabalhos
Pesquisas
Desenhos
Design
Fotos
Apresentações
Vídeos
Propostas
Entre outros...

Considere fazer uma versão web de seu perfil e currículo, com links para seu Portfolio digital. É uma maneira excelente de impressionar empregadores em potencial, mostre seu trabalho, e ponha a internet para trabalhar para você. Mas mesmo que você tenha uma versão para web, é sempre bom ter um Portfolio de mão para levar para entrevistas e palestras.

Reorganize e atualize seu Portfolio quando você completar projetos e ganhar reconhecimento, para que você não omita nada. Colecionando tudo, você pode facilmente modificar coisas velhas por novas, e escolher o que incluir para entrevistas específicas.

Web: versão para a internet.
Links: vínculos - estabelecer relações.
Design [ di-zain'] s. plano; projeto; esboço; desígnio; intenção., mira; (theat.) cenário; to have - s on, ter o pensamento em; by -, de propósito va. (house) planear, planejar; delinear; projetar; desenhar. Intentar; destinar.
Fonte : Collins Gem Dictionary

dinamicas para 1º e 2 ªano


CANTE UMA MÚSICA
IMITE UMA GALINHA BOTANDO OVO
DE UMA BOA GARGALHADA
SUBA NA CADEIRA E IMITE O TARZAN
RECITE UM VERSO PARA UM AMIGO DA CLASSE
ABRACE FORTE SUA PROFESSORA
FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ APANHOU E CHORE MUITO
FALE A TABUADA DO 4
IMITE UM SAPO COM SOLUÇO
ESCOLHA UM AMIGO E FALE DE SUAS QUALIDADES
DANCE UMA MÚSICA A DOIS
ESCOLHA UM AMIGO E DE UMA VOLTA DE MÃOS DADAS PELA SALA
ANDE PELA CLASSE LATINDO
IMITE UM BONECO JOÃO BOBO
FAÇA 10 POLICHINELOS
ESCOLHA 4 AMIGOS E BRINQUE DE RODA RODA
FINJA QUE VOCÊ É UM NENÊ


Pode se dado em qualquer ocasião para que a turma fique mais à
vontade. Pode ser no início do ano ou também no começo do segundo semestre
Imprime-se , recorta-se e dobra cada tira. Coloca-se em uma caixinha para que as crianças possam tirar por sorteio.
A criança lê em voz alta e executa a tarefa.
Eles adoram.


IMITE UM LOCUTOR DE FUTEBOL
CONTE NOVE CRIANÇAS E DE UM ABRAÇO NA Nº 10
ESTAMOS NO MÊS DO CARNAVAL, DE UMA SAMBADINHA
FAÇA SEU COLEGA DO LADO DIREITO RIR
IMITE O PRESIDENTE LULA
VÁ A FRENTE DA SALA E DIGA O QUANTO VOCÊ GOSTA DA ESCOLA
FALE O NOME DE UM ANIMAL QUE VOCÊ GOSTARIA DE SER E O IMITE
FALE QUATRO NOMES DE FRUTAS COM A LETRA M
BATA PALMAS E BATA OS PÉS SEM RIR E AO SOM DE UMA MÚSICA CANTADA PELA SALA
VÁ A SALA AO LADO E CUMPRIMENTE TODOS DIZENDO BOM DIA
ESCOLHA UM AMIGO PARA SER O GATO E VOCÊ É O CÃO, SIMULE UMA BRIGA ENTRE OS DOIS
DE UM BEIJO NA SUA PROFESSORA
VÁ ATÉ A ULTIMA SALA, PULANDO NUM PÉ SÓ E VOLTE DA MESMA MANEIRA
CANTE A MÚSICA DO ( a professora escolhe um cantor ) E DANCE

carnaval do atividades pedagogicas